sábado, 31 de dezembro de 2011

2011, Sonhador-Esperançoso-Autônomo



Desde a antiguidade sabe-se, tudo tem um preço. Nada, realmente, vem de graça e só quem conseguiu algo sabe o que foi necessário ou não para o fazer. Esse ano de 2011, graças a Deus, se tornou um 'divisor de águas'. Foi tudo diferente de todos os outros anos que eu presenciei. Sabe quando desde a virada do ano é diferente e como se fosse um efeito dominó, tudo ficou diferenciado.
Mas ai é onde está a magia... as coisas aconteceram e eu ajudei a acontecer. Foi tudo diferente porque eu estava diferente, porque eu pensei diferente, porque eu andei milhas e milhas na frente de tantos outros. Esse ano foi o ano mais 'vivido' da minha vida.... vivi ele tanto de dia, quanto a noite... e eram nessas noites que eu  buscava forças, não sei de onde, para persistir. O sono, o maior vilão de todos os estudantes... quantas vezes ele me deixou bêbado, enfurecido, estúpido... quantas vezes desejei ter a maior insônia do mundo por um mês, quem sabe, só para poder cumprir com meus objetivos... mas de uma coisa eu sei : o sono não deu trégua. Não sei como arranjei uma maneira de conciliar o sono com minha necessidade de ficar acordado e, assim, sonhei acordado dias e dias.
Enfim, me esforcei, lutei tanto para pelo menos extinguir minhas dificuldades... no fundo, a minha maior dificuldade eu já tinha superado e ela era a minha descrença em mim. Criei o meu próprio mundo. Me acostumei a viver só, a conversar só, a brigar só... a ficar triste só e a me reconstruir só. O meu egocentrismo teve de ser estimulado como se fosse uma item básico de sobrevivência. O meu altruísmo teve de ser massacrado em alguns momentos e tive que saber ver as coisas e mesmo assim continuar. Se eu dissesse que esse ano foi fácil, eu estaria mentindo, mas se eu dissesse que ele foi ruim, eu estaria mentindo desesperadamente... talvez foi o ano mais delicioso... eu vi nele uma porta, uma entrada, uma potencialidade em mudar algo... e entrei nesse portal... realmente mudou... logo na entrada desse portal conheci pessoas maravilhosas que me ensinaram muito! Todos os dias se tornaram um aprendizado de vida constante... aprendi, sozinho, a ser sensato, a ensinar o pouco que sabia, amigo e aprendi a ter uma relação mutualística com algumas pessoas.
Aprendi o valor. Antes, não tinha ideia do valor que certas coisas possuem, o valor e o peso dos sonhos... nesses eu fiz mestrado! Descobri o ponto de ebulição, calor específico, densidade... tudo dos sonhos. Descobri onde era a rachadura de cada um deles e conheci a parte fixa que eu podia me apoiar sempre que fosse preciso. Ajudei a construir sonhos e a realizá-los... ai está outra magia desse ano que passou.
Aprendi que existe um segredo para se conseguir qualquer coisa em nossa vida... e esse segredo é composto por três pontos: esforço, persistência e esperança. Esses foram a minha bagagem esse ano. Eu digo uma coisa a vocês: não há nada melhor do que lutar, você mesmo, pelos seus sonhos! É, no mínimo, contagiante. Agora o ano já está acabando... juro que cheguei a pensar que demoraria décadas, mas devido à falta de tempo, ele simplesmente passou e agora só restam as lembranças. E ai está mais um exemplo de como esse ano foi 'deliciosamente vivido'.
Agora que a poeira já baixou e saiu o primeiro resultado oficial de meus esforços digo uma coisa a vocês... eu consegui. Mas digo também que não veio de graça. Eu não passei o ano sentado esperando que a aprovação no vestibular viesse e sentasse ao meu lado... como eu disse lá em cima, só eu sei o que passei para conseguir isso. Ninguém tem o direito de achar de mais para mim. Ninguém tem o direito de achar seus resultados pequenos diante dos de ninguém! Não precisei que ninguém depositasse créditos em mim, não precisei de nenhuma propaganda e de nenhum achismo para dizer que eu passaria, que eu passarei, que eu passarinho. Foi difícil, assumo, não ter os esforços reconhecidos em determinados momentos... mas na minha profissão adquirida ao longo desse ano Sonhador-Esperançoso-Autônomo isso ai é só mais um dos ofícios que eu tinha. Talvez o mais próximos imaginem que não foi de graça, mas, repito, ninguém além de mim sabe a quantia de forças que tive que buscar, da quantia de vezes que disse a mim mesmo "você consegue cara! VOCÊ é capaz!"
Peço enormes desculpas as pessoas que me afastei despretensiosamente. Essa é só mais uma consequência da profissão de Sonhador-Esperançoso-Autônomo e sei que não podemos recuperar o tempo perdido... e que algumas cicatrizes ficarão pra sempre... mas sempre podemos fazer um novo final... ainda temos todo o tempo do mundo, podemos vivê-lo com sede de vida e se toparem, viveremos. Essa foi mais uma grande dificuldade...  a distância... o afastamento... a mudança de ideais... Quero dizer também que não os abandonei no caminho... vocês sempre estiveram bem vivos dentro de mim... e foi isso que me fez continuar, muitas vezes.
Enfim, agora vou tirar o meu cronograma da parede e bater a poeira pesada que ainda resta no meu quarto. Até a poeira do 3º ano é pesada. Para muitos isso não significa nada... mas é muito estranho você 'derrubar' seu mundo adaptado a você que você construiu para superar as dificuldades. Dá uma sensação de desnorteamento... é estranho. Mas muitas das características do Sonhador-Esperançoso-Autônomo ficarão em mim e seguirei meu caminho... já andei até aqui e daqui para frente já sei a receita, basta fazê-la. Já disse a alguns e digo novamente... se nada tivesse dado certo... já estaria 'feliz'... as mudanças aconteceram e a maior aconteceu dentro de mim... sei até onde vou... sei o que sou capaz de fazer para realizar algo... sei o ponto em que a persistência acaba e o cansaço prevalece. Agora só tenho a agradecer a todos que fizeram parte dessa trajetória... vocês foram meu combustível... muito obrigado! E quem fez parte disso, sabe... Obrigado 2011 você foi engrandecedor! Agora vamos plantar nossas sementes de esperança... vamos emitir coisas boas... vamos expulsar amor de dentro de nós..  vamos ter esperança em 2012!
Bem vindo 2012, que você seja tão engrandecedor e ótimo como 2011! Pensamento positivo! Feliz ano novo... que a felicidade desse momento se estenda por todo o ano que se aproxima... e vivamos ele sedentos por felicidade! Happy new year!

Um comentário:

  1. Nuss.
    Adoreei seu post.
    seguindoo *-*

    Feliz ano novo!

    http://sterphannenascimento.blogspot.com/

    ResponderExcluir