sábado, 12 de novembro de 2011

Espectroscopia



Sempre imaginei que felicidade era um momento bem forte e inesquecível. Com o tempo descobri que a felicidade possui várias formas alotrópicas. E me pergunto: Felicidade é algo que sentimos um pouco todo dia, ou sentimos ela toda de uma vez? Viajei. Fui mais fundo. Perfurei as entranhas da grande pedra que tapava e visão.
Sempre nos pegamos avaliando como éramos felizes e agora não somos mais. Fato é que a felicidade é comparativa. Ser feliz é relembrar o passado, avaliar ele com outros olhos e ter a certeza de que ele não volta mais. Somos pessoas diferentes a cada dia, e temos pensamentos e problemas novos a cada dia. Sempre consideramos um momento anterior feliz porque já o superamos, já passamos por aquele problema. Mas e se a gente passasse a saber que estamos sendo felizes nesse momento? O que realmente mudaria? E se sempre consideramos um momento anterior de nossas vidas mais feliz do que um posterior, que dizer que andamos para um caminho sem felicidade? 
Já fui feliz. Essa é a frase dita por quem tenta ser feliz da mesma forma, sempre. Nunca uma felicidade é igual a outra. Já me peguei tentando ser feliz, imitando uma felicidade que já senti. Consegui? Não. Cheguei a mais uma conclusão sobre a felicidade: ela está no imprevisível. Talvez a melhor festa que já presenciamos foi uma em que todos decidiram ir de ultima hora. Se tentarmos ser felizes agindo como agimos anteriormente, não estaremos sendo felizes, estaremos sendo enganados pela felicidade. Ah, e a felicidade engana? Quem nunca se sentiu estupidamente feliz e ao cessar o fluxo de alegria se sentiu extremamente desprezível? Você foi feliz despercebidamente. Ela te passou a perna, te enganou, e deixou você mais triste com a partida dela, do que quando você não a tinha.
Por isso as perguntas: O que realmente te faz feliz? Você espera sua felicidade forte e toda de uma vez, ou prefere deliciá-la um pouco todos os dias? Seja maestro da sua felicidade. Delicie um pouco de sua felicidade todos os dias e se permita ser feliz, se considere feliz.O segredo está em saber ser feliz e guiar a sua felicidade. Torne a sua vida uma felicidade progressiva. Saiba avaliar os bons momentos anteriores, mas avalie os futuros com mais gosto, eles ainda virão.
Veja a felicidade como uma bolha que está sempre ao seu lado, mas apenas quando você descobre o segredo passa a estourá-la e encher seu ambiente com a felicidade que estava contida dentro dela.  Sinta o cheiro e o gosto dela. Deguste. Permita-se ser feliz sendo feliz. Afinal, passamos muito tempo de nossas vidas sendo felizes para os outros, mesmo sabendo que só precisamos, minimamente, sermos felizes para nós mesmos. Enfim,

créditos especiais a minha amiga Débora, que sempre aceita dar esses mergulhos no incomum e acabou rendendo devaneios suficientes para um post nesse blog. 

4 comentários:

  1. oi Rodolfo, gostei do texto, obrigada pelo comentário no meu blog.
    Sou feliz ao contrário, esperando sempre que a felicidade venha e se instale... o passado foi feliz em certos momentos e beeem infeliz em outros. Aguardo a felicidade futurista q não sei construir. abraço!

    ResponderExcluir
  2. Você sempre me faz viajar com seus posts, esse não é diferente. Vim só dizer que sempre leio aqui e que agradeço a Deus por voc existir. torcendo por voc sempre! beijos maysa♥

    ResponderExcluir
  3. Olá! Passando pra conhecer o seu cantinho... Adorei, muito legal. Já to seguindo!
    Aproveito p te convidar a conhecer o meu blog de variedades. Informo q o espaço p parcerias está aberto lá no Vou-de-Blog!
    Abraços!

    www.voudeblog.com

    ResponderExcluir
  4. Oi Rodolfo! Q legal q vc gostou... fico feliz!
    Olha so, a partir de janeiro o Vou-de-Blog terá uma promo somente pra blogs parceiros. Junte-se a nós e divulgue o seu blog. Dá uma lidinha nas regras de parceria: http://www.voudeblog.com/p/anuncie-aqui.html

    Abração e bom fim de semana.
    Lu

    ResponderExcluir